Alemães vão investir R$ 9,2 milhões em áreas rurais de sete cidades do Rio

O governo do Estado do Rio e o Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha assinaram, na quarta-feira passada, dia 18 de setembro, um termo de cooperação para executar o projeto Integração de eco-tecnologias e serviços para o desenvolvimento rural sustentável no Rio de Janeiro (Intecral). O país europeu deve investir cerca de R$ 9,2 milhões em pesquisas e na criação de soluções para melhorar a produtividade dos agricultores.

Desenvolvida pela Secretaria de Agricultura e Pecuária, por meio do Programa Rio Rural, em parceria com seis universidades brasileiras e alemãs, a iniciativa prevê um conjunto de ações que unirão ciência e prática. O Intecral vai adaptar tecnologias de colheita da cana-de-açúcar orgânica, combater a degradação de solos, implantar sistemas de tratamento de esgoto em vilas rurais, de monitoramento de água e de parâmetros meteorológicos.

“A agricultura enfrenta grandes desafios em ambos os países. O Brasil é líder na produção agrícola e pesquisa, enquanto a Alemanha se destaca em desenvolvimento de tecnologias ambientais. Ao nos unirmos, alcançaremos o sucesso e os pequenos agricultores das duas nações vão se beneficiar”, disse o vice-ministro da Educação e Pesquisa da Alemanha, Georg Shütte.

As atividades vão contemplar pequenas comunidades rurais de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Porciúncula, Teresópolis, Varre-Sai, Carapebus, Campos dos Goytacazes, Quissamã e Macaé. O Intecral começará a ser executado em 2014 e terá a duração de três anos.

“Essa cooperação com a Alemanha vai nos ajudar a melhorar a qualidade da nossa produção e aumentar a oferta. Para o consumidor, vai representar um produto mais fresco, aliado à preservação ambiental. Essa contribuição é importante para cuidarmos também das famílias dos produtores para que tenham mais saúde no campo”, afirmou o secretário de Agricultura, Christino Áureo.

 

Fonte: Emater RJ

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp