A SNA recebeu, no último dia 11 de setembro, a visita da Dra. Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária desde 2023 e primeira mulher a comandar a instituição. Ela foi recebida pelo presidente da SNA, Antonio Alvarenga, e por membros da diretoria da entidade. O encontro foi organizado pelo Dr. Luiz Octavio Pires Leal, Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, no intuito de haver uma aproximação entre as duas entidades, tanto institucional como acadêmica.
A Dr. Ana Elisa é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia, possuindo mestrado e doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela USP. Foi presidente da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia, secretária geral e presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia nos triênios 2003-2006 e 2013-2016, respectivamente. Tem experiência na área de morfologia, com ênfase em anatomia animal, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia, ovinos, fígado, sistema nervoso e diafragma animal. Também leciona na própria UFBA.
Um dos principais desafios da Dra. Ana Elisa à frente do CFMV é lidar com o excesso de cursos de graduação da área no Brasil. Atualmente, são mais de 500, ultrapassando inclusive todos os oferecidos pelos outros países somados.
Projeto de Lei
O atual presidente do CRMV-RJ, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Diogo Alves, representado na visita pelo secretário-geral da instituição, Paulo Cesar Amaral Ribeiro da Silva, foi lembrado sobre seu desempenho como pessoal física, na elaboração do Projeto de Lei, 4262/2023, juntamente com o deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ), que tramita atualmente no Congresso; que institui o Exame de Habilitação Profissional em Medicina Veterinária, no intuito de se aferir a capacidade técnica dos formandos, com aplicação de uma prova nos moldes do que já faz a OAB com os bacharéis em Direito.
O presidente Alvarenga, apresentou à Dr. Ana Elisa uma atualização das atividades da SNA em anos recentes, com destaque para as publicações da entidade, entre elas a Animal Business e Lavoura, cujo formato digital facilita a leitura e divulgação de conteúdo. Houve também uma exposição sobre o Campus da Penha e seus cursos, que buscam oferecer uma formação sólida aos profissionais que irão contribuir com o agronegócio, a exemplo dos médicos veterinários, cuja data se comemorou justamente na antevéspera do encontro, em 9 de setembro. Ele também apresentou o Snash, Hub de Startups da SNA.
Dr. Luiz Octávio aproveitou a oportunidade e agradeceu ao presidente Alvarenga por sua contribuição à Academia Brasileira de Medicina Veterinária, pela qual foi eleito membro honorário, nos termos do estatuto da entidade.
No encontro a Dra. Ana Elisa manifestou satisfação com a visita e ponderações feitas pelos presentes, reconhecendo os desafios que existem para valorizar a profissão do médico veterinário no Brasil. Segundo ela, esse tem sido um dos pilares de sua gestão à frente do CFMV, em permanente diálogo com outras entidades de representação e com o poder público. Ela manifestou também o apoio ao projeto de lei mencionado. Ao final, foi servido um almoço de confraternização.