Presidente da Apex-Brasil analisará desafios globais do agro no 16º Congresso da Abag

“O país deixou de ser um importador de alimentos para assumir o posto de um dos maiores produtores e exportadores do mundo, praticando uma agricultura sustentável e compromissada com a preservação ambiental”, diz o embaixador Roberto Jaguaribe, presidente da Apex-Brasil. Foto: Divulgação

O desafio do agronegócio brasileiro é contribuir, de forma crescente e sempre sustentável, para o atendimento das demandas em torno da segurança alimentar global. A análise é do embaixador Roberto Jaguaribe, presidente da Apex-Brasil.

Esse será um dos tópicos abordado por ele ao participar, como debatedor, do painel denominado Nova Geopolítica, dentro do 16º Congresso Brasileiro do Agronegócio, que será promovido na próxima segunda-feira, sete de agosto, em São Paulo, pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

O evento conta com a parceria de mídia, entre outras, das revistas Animal Business e A Lavoura, ambas veiculadas pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), que ainda mantém a Academia Nacional de Agricultura, presidida por Caio Carvalho, presidente da Abag.

No entender de Jaguaribe, nos últimos 50 anos, o Brasil viveu uma verdadeira revolução no campo: “O país deixou de ser um importador de alimentos para assumir o posto de um dos maiores produtores e exportadores do mundo, praticando uma agricultura sustentável e compromissada com a preservação ambiental”.

Acrescenta ainda que tal posição de destaque trouxe também muitas responsabilidades e não resulta penas do fato de o país possuir a maior área de terra arável do mundo: “Ganhos de produtividade, eficiência de gestão, pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológicos têm revolucionado o agronegócio no país que tem a agricultura como carro-chefe, mas que envolve também uma cadeia produtiva gigantesca”.

 

MAIS PARTICIPANTES DO PAINEL

Participam também do painel Roda Viva – Nova Geopolítica, além do presidente da Apex-Brasil, o vice-presidente global de Negócios da DuPont Pioneer, Alejandro Muñoz; a vice-presidente global de Assuntos Corporativos da Cargill, Devry Boughner Vorwerk; o sócio da McKinsey Consultoria, Nelson Ferreira.

Ainda fazem parte do mesmo painel o embaixador Rubens Barbosa, que preside a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo); e o embaixador Rubens Ricupero, diretor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). O debate, que terá um formato semelhante ao do programa Roda Viva, da TV Cultura, será moderado pelo jornalista Augusto Nunes, apresentador do programa da Cultura e comentaristas da rádio Jovem Pan.

O tema geral do 16º Congresso Brasileiro do Agronegócio será Reformar para Competir.

 

SERVIÇO

16º Congresso Brasileiro do Agronegócio – Reformar para Competir

Data: 7 de agosto de 2017

Horário: das 8 às 18h30

Local: Sheraton WTC São Paulo Hotel

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo hotsite do evento: www.abag.com.br/cba

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp