
O Porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina, é presença confirmada no Global Agribusiness Festival (GAFFFF), considerado o maior evento de cultura agro do mundo. Organizado pela DATAGRO e apresentado pela XP e Corteva Agriscience, o GAFFFF acontece nos dias 5 e 6 de junho, no Allianz Parque, em São Paulo.
Apoiado pelo Governo Federal e pelo Ministério dos Portos e Aeroportos, o Porto de Santos será o apresentador oficial do espaço destinado à inovação no agronegócio com a participação de startups e empresas de tecnologia. O presidente da marca, Anderson Pomini, também estará presente no Painel 6B: “Novas Rotas e Infraestrutura”.
Porto de Santos e o Agro
A relação do Porto de Santos com o agronegócio é direta. O complexo responde por 52% das exportações do agro brasileiro, sendo a principal via de escoamento de produtos como algodão (96%), suco de laranja (90%), café (76%), açúcar (72%), carne (67%), milho (38%) e soja (31%). Em 2024, o Porto fechou o ano com movimentação próxima de 180 milhões de toneladas, e nos primeiros meses de 2025 já bateu novos recordes. Hoje, conecta o Brasil a 600 destinos em quase 200 países, sendo uma das engrenagens centrais da segurança alimentar global.
Outro papel decisivo do Porto está relacionado às importações de fertilizantes, tendo países do Leste Europeu, por exemplo, como um dos principais fornecedores dessa carga, que chega ao Brasil por Santos antes de ser distribuída aos polos agrícolas.
Para Anderson Pomini, “estar no GAFFFF é uma oportunidade de reforçar o papel do Porto de Santos como parceiro estratégico do agronegócio. Eventos como este nos permitem dialogar com quem está na ponta da produção, entender novas demandas e mostrar como estamos investindo para ampliar a eficiência logística do país”.
Novidade
Uma novidade desta edição é a abertura do Global Agribusiness Forum (GAF) ao grande público. Desde a sua criação, em 2012, o GAF era disponível apenas para convidados.
“Levar as discussões do Global Agribusiness Forum a um público mais amplo reafirma a proposta do GAFFFF de promover conhecimento e aproximar realidades distintas. Nossa intenção é envolver cada vez mais pessoas nos debates que influenciam os rumos do agronegócio no Brasil e no cenário internacional”, afirma Plinio Nastari, presidente da DATAGRO.
Convidados
Ao todo, serão mais de 90 horas de conteúdo com palestras, painéis e uma gama de atrações. Entre os nomes já confirmados estão Gro Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega e referência no conceito de desenvolvimento sustentável; Luiza Helena Trajano, pres. do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Shona Sabnis, vice-presidente de assuntos públicos da Corteva Agriscience; Roberto Rodrigues, professor emérito da FGV e embaixador especial da FAO para o cooperativismo; e Giuliana Morrone, jornalista especialista em ESG.
Na Arena de Fogo, chefs e assadores renomados conduzirão dez aulas-show ao vivo, oferecendo ao público uma imersão na arte do churrasco e nas tradições gastronômicas que conectam o campo e a cidade.
*Mais informações no link do Global Agribusiness Festival.