O plantio de soja da safra 2016/17 atingiu 11%, em média, no Brasil, conforme dados apurados pela AgRural, de Curitiba, até quinta-feira (6).
É no Paraná onde as máquinas estão com ritmo mais acelerado. Os produtores do Estado já semearam 29% da área a ser utilizada com a oleaginosa.
Mato Grosso também acelera o plantio, com 19% da área já plantada. No ano passado, devido às dificuldades climáticas, as máquinas haviam avançado em apenas 5% da área do estado.
Mato Grosso do Sul, outro estado importante na produção da oleaginosa, não tem a mesma sorte de Paraná e Mato Grosso. Devido à seca em algumas regiões de Mato Grosso do Sul, os produtores semearam apenas 6% da área.
A AgRural prevê uma área de 33.5 milhões de hectares com soja no País, com aumento anual de 0,8%. A produção potencial é calculada em 101 milhões de toneladas, com alta de 5%.
Os dados divulgados na quinta-feira (6) pela Conab indicam que o país deverá semear até 34.2 milhões de hectares com soja. Essa área poderá render até 104 milhões de toneladas.
Fonte: Folha de S.Paulo