Monitoramento em tempo real para a ferrugem da soja

A Bayer CropScience está lançando o projeto “De Primeira, Sem Dúvida”, que acompanha as áreas de soja onde o crescimento da cultura e a evolução da ferrugem possam ser monitorados em tempo real, por meio de câmeras de vídeo que estão instaladas em seis diferentes áreas do Brasil.

O projeto pioneiro no país conta com um algoritmo que mostra a probabilidade de ocorrência da doença com base nos parâmetros região geográfica, temperatura média, precipitação acumulada e estádio de desenvolvimento da cultura. Este cruzamento de informações permite alcançar um nível de acuidade bastante elevado em relação à probabilidade de incidência da doença nos locais monitorados. Além disso, com base nos dados fornecidos pelo algoritmo, os pesquisadores responsáveis por cada uma das áreas monitoradas emitirão um parecer técnico sobre o status da cultura no momento e as estratégias adotadas para o controle e manejo da doença.

O projeto está sendo executado em seis distintas regiões do Brasil: Cafelândia (PR), Rio Verde (GO), Campo Novo do Parecis (MT), Paulínia (SP), Itaara (RS) e Planaltina (DF). Nessas duas últimas cidades o projeto está sediado nas Estações Experimentais do Instituto Phytus, sob a orientação do PhD Ricardo Balardin, responsável também pelas diretrizes para a criação do algoritmo para previsão de ferrugem na soja.

Todas as informações sobre estes algoritmos podem ser acessadas pelo hotsite www.deprimeirasemduvida.com.br e, futuramente, será disponibilizado um aplicativo para a mesma finalidade.

Acesse as redes sociais do Instituto Phytus e fique por dentro das novidades em pesquisa, ensino e comunicação para o agronegócio: pelo twitter @iphytus e também pela fanpage facebook.com/iphytus. Além desses canais, o Instituto também está conectado com seus públicos através do Google+ http://goo.gl/459GJ6 e do Linkedin http://goo.gl/VOoPnf.

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp