O vinho carrega consigo uma série de mitos e lendas que podem confundir tanto novatos quanto entusiastas no mundo enológico. Nesta matéria da Revista A Lavoura, Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, clube de assinatura de vinhos, esclarece alguns dos equívocos mais comuns que cercam essa nobre bebida, nos lembrando de que o universo dos vinhos, longe de ser intimidador, está repleto de variedades que prometem enriquecer nossas experiências e momentos de degustação.
Um dos mitos mais persistentes é a ideia de que “quanto mais velho, melhor o vinho”. Na realidade, muitos vinhos, especialmente os jovens, são projetados para serem apreciados logo após a produção, sem necessidade de envelhecimento prolongado. Outra noção equivocada é a desconfiança em relação às tampas de rosca, vistas por alguns como indicativas de menor qualidade. Contudo, a sommelière destaca que estas tampas são soluções práticas e eficientes frente à escassez de rolhas de cortiça, sem comprometer a qualidade do vinho.
Nesta matéria especial, Marina Burafarh de Souza e a Revista A Lavoura vão além desses pontos, esclarecendo mais mitos e proporcionando uma visão mais ampla e fundamentada sobre o universo vinícola. Se você quiser aprofundar seus conhecimentos e desfrutar ainda mais de cada taça, visite e leia o artigo completo em A Lavoura. Você vai, com certeza, enriquecer significativamente sua experiência e poder compartilhar informações precisas com seus colegas.