Entre os dias 3 e 16 de novembro uma missão comercial para a China e Índia será realizada pelo governo de Mato Grosso. O objetivo da viagem é promover a produção sustentável de soja e milho do estado, buscar abertura do mercado de gergelim e feijão, além da habilitação de novas plantas frigoríficas suínas, entre outros projetos de investimentos para ampliar o comércio entre os dois países.
A comitiva, que será liderada pelo Governador Mauro Mendes, contará com a presença de lideranças políticas do estado e representantes dos setores produtivo e industrial.
A China é o principal consumidor das commodities mato-grossenses, sendo responsável por mais de 60% das aquisições. A gigante da Ásia foi sozinha responsável, até setembro, pela compra de 15.88 milhões de toneladas de soja. Entre janeiro e setembro, Mato Grosso exportou 26.49 milhões de toneladas, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Já do milho para a China foram exportadas 3.9 milhões de toneladas, da pluma do algodão 123.940 toneladas e de carne bovina, 240.000 toneladas em equivalente de carcaça (TEC).
“É papel do Estado fazer o trabalho de abrir as portas para que empresas e produtores tenham a oportunidade de expandir seus negócios e, com isso, gerar renda e emprego para a população de Mato Grosso. Vamos mostrar aos países asiáticos, em especial China e Índia, que Mato Grosso é um grande produtor de alimentos e que preserva 62% de seu território, e com isso, viabilizar mais projetos e investimentos para nosso Estado”, disse Mauro Mendes.
Mato Grosso participa de feira comercial na China
Na China, o governo de Mato Grosso participará da China Internacional Import Expo (CIIE), feira comercial voltada para a importação do mundo. O estado estará no evento com estande de 54m² no pavilhão de alimentos e agricultura. Dentre os produtos apresentados estão o MT Steak, o passaporte verde, e espaço de degustação pelo Instituto Mato-grossense de Carne (IMAC), que irá mostrar a qualidade do nelore mato-grossense.
Também serão realizadas visitas técnicas nos principais ambientes de tecnologia, inovação e ciência, com empresas e indústrias na cidade chinesa de Shenzhen. Já em Haikou, reconhecidamente o maior porto de livre comércio do mundo, o objetivo é conhecer um pouco das políticas que estão impulsionando o desenvolvimento comercial e atração de investimentos associados à sustentabilidade na região.
Em Nova Delhi, na Índia, a primeira missão oficial de Mato Grosso ao país, a proposta é de uma visita de prospecção. Serão promovidas reuniões com representantes de governo e empresariais, além de visitas técnicas. Também está prevista a participação da delegação na Índia International Trade Fair (IITF) e a realização do Invest In Mato Grosso, evento que terá o intuito de apresentar oportunidades de negócios e investimentos no Estado.
O Invest In Mato Grosso será uma realização do governo de Mato Grosso, com entidades e empresas presentes na delegação, e conta com apoio do Governo brasileiro na Índia, além da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O objetivo será o de apresentar oportunidade de comércio e investimentos.