Quem busca por locais “instagramáveis” na hora de planejar viagens vai se apaixonar pela criação de Crawford Niven, dono da Fazenda Gloagburn, na Escócia, Reino Unido. O agricultor plantou mais de 250 mil girassóis para criar um labirinto de flores e receber turistas do mundo inteiro. Nas redes sociais, o que chama atenção são as fotos — tanto as tiradas no local por turistas quanto as registradas por drones, com visão privilegiada do campo.
Com ingressos a partir de £ 6 (R$ 38 na cotação atual), a trilha possui um quilômetro de distância e pode ser feita por adultos, crianças e até animais de estimação. A caminhada dura, em média, 30 a 40 minutos, mas não há uma regra quanto ao tempo de permanência no local.
Os visitantes ainda podem pegar as flores que chamarem sua atenção para levar para casa. Cada uma custa £ 1,60 (R$ 10 na cotação atual). Como os girassóis não duram o ano inteiro, as trilhas acontecem entre maio e setembro.
Sem clima propicio, as flores também não conseguem chegam ao ponto de colheita para serem colocadas à venda — seja in natura, em sementes ou como óleo. “Em vez disso, são aradas de volta ao solo”, explica Crawford, no site oficial da fazenda.