Importadores iranianos compraram aproximadamente 200.000 toneladas de grãos do Brasil e da Argentina na semana passada. A aquisição veio na esteira do anúncio de entendimento entre potências ocidentais e o Irã para pôr fim ao embargo, aponta o Blog AgroSouth News.
Este foi o primeiro grande contrato para aumentar as reservas do país asiático depois que as sanções ocidentais foram impostas, em 2006. Um embarque de 180.000 toneladas de milho brasileiro deve chegar ao destino no final de Julho. Em agosto, os iranianos devem receber 29.000 toneladas de soja argentina.
Um operador disse ao portal Infobae, da Argentina, que o Irã possui grande necessidade de grão para alimentação animal, apesar de ter tido uma boa colheita neste ano. Como o fornecimento de farelo de soja da Índia foi reduzido, o país vai aumentar sua demanda por soja em grão. O Irã nunca foi proibido de comprar alimentos, mas certas limitações impostas pelos EUA e União Europeia no sistema financeiro inviabilizaram negociações de contratos de grãos em 2014.
Fonte: Agrolink