IBGE: Uso de agrotóxicos mais que dobra entre 2002 e 2012

A agricultura mais intensiva e voltada para a exportação tem provocado um aumento nas vendas de agrotóxicos e de fertilizantes, segundo dados dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dez anos, mais que dobrou o uso de agrotóxicos por hectare plantado, para 6,9 kg por hectare em 2012.

“Como o Brasil tem uma agricultura voltada para exportação, há um uso mais intensivo de fertilizantes e agrotóxicos”, completou a gerente de estudos ambientais do IBGE, Denise Kronemberg.

Segundo o IBGE, São Paulo é o Estado que mais comercializa agrotóxicos: 10,5 kg por hectare, bem acima da média nacional e do Sudeste, de 8,8 kg por hectare. Goiás vem logo em seguida, com o uso de 7,9 kg por hectare. A pesquisa usa como base dados do anuário estatístico do setor de fertilizantes. “O oeste de São Paulo tem muita agricultura, mas não é possível dizer se é por causa do agronegócio forte. Acontece de o agricultor comprar e estocar para depois revender”, afirmou a pesquisadora.

Ainda de acordo com os números dos IDS, a quantidade comercializada de fertilizantes por área plantada cresceu, em média, 22%. O potássio (K2O) foi a substância com maior crescimento proporcional e é o mais utilizado entre os fertilizantes.

 

 

Fonte: Valor Econômico

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp