Gerenciamento de dados já é realidade na agricultura

Os dados estão transformando toda a cadeia de valor da agricultura. Os produtores coletam, processam e analisam informações para maximizar seus rendimentos e reduzir a necessidade de insumos agrícolas e recursos naturais.

Segundo o site www.agfundernews.com, novas ferramentas digitais estão aumentando a transparência sobre como as plantações são cultivadas, o gado é produzido e a comida é processada e distribuída. Isso atende à demanda dos consumidores e reguladores por mais informações sobre os alimentos que comemos.

No entanto, os fornecedores de insumos agrícolas que trabalham com sementes, fertilizantes e proteção química de cultivos aos agricultores ainda não aproveitam totalmente os dados e as novas ferramentas digitais para que possam se aproximar dos produtores e impulsionar as vendas.

“Essas empresas têm uma riqueza de dados sobre o desempenho e o valor de seus produtos, mas sabem pouco sobre os produtores que realmente usam seus produtos”, informa o Agfunders News.

“Enquanto isso, a concorrência está se fortalecendo à medida que a indústria de insumos agrícolas se consolida e novas empresas voltadas para a tecnologia estão entrando no mercado agrícola com modelos de negócios digitalmente projetados para proporcionar maior transparência no desempenho e nos preços e responder mais rapidamente às necessidades dos produtores”, acrescenta o portal.

Nesse cenário, se os fornecedores de insumos continuarem a competir com sucesso, eles devem desenvolver novas estratégias de entrada no mercado que maximizem o uso de dados para obter insights sobre seus mercados e clientes e fornecer a eles produtos e serviços totalmente personalizados.

“Eles devem agir rapidamente, porque o uso crescente de dados irá separar os vencedores dos perdedores no negócio de fornecimento de insumos agrícolas, como em muitos outros setores”, conclui o Agfunders News.

 

Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp