As exportações brasileiras de suco de laranja totalizaram 813.696 toneladas no acumulado dos dez primeiros meses da safra 2021/22, até abril. Houve queda de 5,21% em relação ao mesmo período do ciclo anterior, com o impacto do clima sobre as lavouras e, em consequência, menor oferta da bebida, informou a CitrusBR.
O faturamento, por sua vez, foi de US$ 1.33 bilhão no período, um aumento de 5% no comparativo anual, segundo levantamento da Associação Nacional de Exportadores de Sucos Cítricos, com base em dados do governo federal, que considera a bebida FCOJ Equivalente a 66º Brix.
“O resultado segue a tendência divulgada em fevereiro pela CitrusBR em que apontava dificuldade do setor em atender à demanda internacional devido aos efeitos das secas e geadas que impactaram a safra 2021/22”, informou a entidade em nota.
As adversidades climáticas ocorreram no ano passado e prejudicaram o desempenho das lavouras e frutos que originaram o suco que vem sendo exportado nesta temporada.
Mercado europeu
A Europa continua sendo o principal destino do suco brasileiro, mas as exportações para o continente totalizaram 518.013 toneladas, uma queda de 5,36%.
Em faturamento, os embarques para o mercado europeu totalizaram US$ 853.4 milhões, valor 3,85% maior em relação ao mesmo período da safra passada.
EUA e China
Para os Estados Unidos, segundo principal comprador, os embarques se mantiveram praticamente estáveis, com 161.534 toneladas acumuladas em dez meses e queda de 0,40%, enquanto a receita aumentou 18,90%, para US$ 285.7 milhões.
Já a China importou um total de 65.615 toneladas, volume 50,89% maior do que o registrado um ano antes, que gerou um aumento de 53,64% no faturamento de US$ 78 milhões.
“O volume exportado nos últimos dez meses para a China já é maior que o das últimas dez safras. Isso demonstra um processo de amadurecimento do mercado, o que é importante para a descentralização do eixo Europa-Estados Unidos”, indicou em nota o diretor executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto Netto.
Fonte: Reuters