Embrapa: mais investimentos em pesquisa e tecnologia

Eduardo Assad, pesquisador da Embrapa

Eduardo Assad, pesquisador da Embrapa, participou de recente reunião de diretoria da Sociedade Nacional de Agricultura, e defendeu a utilização das boas práticas agrícolas como forma de otimizar a produção, diminuir as emissões de carbono e contribuir para a implementação de uma agricultura sustentável.

Segundo o pesquisador, com mais investimentos em pesquisa e tecnologia, o Brasil será capaz de dobrar sua produção agrícola mantendo a preservação de áreas verdes. “A saída está no plantio direto e na integração lavoura-pecuária” – declarou Assad.

O pesquisador também se mostrou preocupado com as mudanças climáticas no planeta e sua influência sobre a produção agrícola. Ele afirmou que, “desde 2004, o país perdeu R$ 29 bilhões em produção por causa do comportamento do clima”, mas colocou em dúvida se essa perda estaria realmente relacionada a problemas como o efeito estufa.

A questão foi reforçada, durante a reunião, pelo vice-presidente da SNA, almirante Ibsen de Gusmão Câmara. “É necessário pensar nas mudanças climáticas. Temos de nos preparar para isso, pois senão perderemos as vantagens que conquistamos na agricultura”- alertou Ibsen Câmara.

Assad criticou ainda a falta de investimentos em mercados importantes, como o do etanol. “Estamos importando etanol de milho. Isso precisa ser revisto com urgência”. A mesma posição foi defendida, à ocasião, pelo diretor da SNA, Márcio Sette Fortes de Almeida.

Ao fim de sua participação, o pesquisador da Embrapa propôs à SNA maior participação junto ao Legislativo e órgãos governamentais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp