Embrapa apresenta novas pesquisas e lança tecnologias na AgroBrasília

A Embrapa participa, mais uma vez, da AgroBrasília, que começou nessa terça-feira (23) e segue até sábado (27). Os visitantes da feira poderão obter no seu estande e em sua vitrine tecnológica informações sobre as novidades das pesquisas realizadas em diferentes unidades da Embrapa, especialmente Embrapa Cerrados (DF), Hortaliças (DF), Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF), Agroenergia (DF), Arroz e Feijão (GO), Acre (AC) e Trigo (RS).

Cultivares e sistemas orgânicos de produção

Durante o evento estão sendo apresentadas cultivares de soja, trigo, forrageiras, girassol, canola, hortaliças como cenoura, grão de bico, pimenta e batata doce, maracujás, mandioca, sistemas integrados, clones de cafés conilon, arroz, feijão, pequi com e sem espinho e pitayas, além de sistemas orgânicos de produção.

Pecuária

“Temos também um espaço destinado à pecuária e promoção das marcas BRGN, BRGY e BRGF (Nelore, Gir e Sindi) e cruzamentos inter-raciais. Outras atrações são lançamentos de tecnologias e dias de campo, além de participação em eventos técnico-científicos”, afirmou Fábio Gelape Faleiro, pesquisador e atual chefe adjunto de Transferência de Tecnologia (TT) da Embrapa Cerrados, unidade da Embrapa responsável pela organização do estande na feira.

Impactos positivos no setor produtivo

A expectativa de Fábio Gelape é de que milhares de pessoas visitem o estande da Embrapa para conhecer as novidades das pesquisas agropecuárias. “As unidades demonstrativas e a programação técnica foram trabalhadas, ao longo do ano, para que os visitantes tenham uma visão real das ações de pesquisa e desenvolvimento realizadas pela Embrapa, gerando soluções tecnológicas que possam ser adotadas, causando impactos positivos no setor produtivo do ponto de vista econômico, social e ambiental. Além disso, os espaços do estande também serão utilizados para articulação de parcerias público-privadas para investimentos em ações de pesquisa e transferência de tecnologia”.

Soluções tecnológicas

A Embrapa, que está completando 50 anos, desenvolve, nas suas 43 unidades espalhadas pelo Brasil, soluções tecnológicas para o Agro em parceria com o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária. “Estas soluções tecnológicas geram produtos, serviços e processos para o pequeno, médio e grande produtor rural, além de beneficiar as diferentes cadeias produtivas da produção vegetal e animal. Desde a sua criação em 1973, a Embrapa possui uma atuação no aumento da produtividade e competitividade dos produtores rurais, buscando sempre a sustentabilidade econômica, social e ambiental da agropecuária”, enfatizou o chefe adjunto de TT da Embrapa Cerrados.

Lançamento de variedades de pitaya

Ao longo da feira, pesquisadores da Embrapa vão dar dicas de como cultivar pitaya no Cerrado e irão lançar cinco variedades da fruta. São elas: BRS Lua do Cerrado; BRS Luz do Cerrado; BRS Granada do Cerrado; BRS Minipitaya do cerrado; BRS Âmbar do Cerrado.

Embrapa Amazônia Oriental

De acordo com a Embrapa, duas variedades de açaí desenvolvidas para a região Norte, na Embrapa Amazônia Oriental, localizada no Pará, estão em fase de pesquisa para adaptação no Cerrado.

Vasta programação

Além da produção de pitaya e de açaí, a Embrapa vai tratar sobre gado de leite e de corte, cultivo de hortaliças, integração lavoura-pecuária, baunilhas brasileiras e abelhas nativas.

Confira a programação completa da Embrapa na AgroBrasília.

Por Equipe SNA

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp