À primeira vista, os embarques de carne de frango in natura do segundo mês de 2018 caminham melhor que em janeiro, visto que, pela média diária, apresentam incremento de mais de 2% sobre o mês anterior.
O problema é que em fevereiro tem Carnaval. E, com ele, o mais curto mês do ano encolhe ainda mais: fica com apenas 18 dias úteis, ou seja, quatro dias úteis a menos que em janeiro. E isso influencia diretamente os embarques totais, ainda aquém do desejável.
É verdade que fevereiro de 2017 também teve 18 dias úteis. Mas, na comparação por esse parâmetro, o volume médio atual é 15% inferior.
Ou seja: uma vez que nos sete primeiros desses 18 dias úteis os embarques de carne de frango somaram 99.238 toneladas, projeta-se para a totalidade do mês volume pouco superior a 255.000 toneladas. Que, se confirmado, significará redução em torno também de 15% sobre o mesmo mês do ano passado.
Já em relação ao mês anterior, quando os embarques somaram mais de 305.000 toneladas, a redução ficará próximo dos 16,5%.
Quanto ao preço médio até agora alcançado – US$ 1.558,78/tonelada, apresenta ligeira melhora em relação ao valor de janeiro, superando-o em pouco mais de 2%. Mas, a exemplo do ocorrido no mês passado, esse valor permanece negativo em relação ao mesmo mês do ano anterior, apresentando redução de 6,5%.
Fonte: AviSite