Em agosto último, enquanto o produtor alcançou 1,4% de evolução mensal no preço do seu produto, no varejo houve retrocesso de 1,9%. Em relação a agosto do ano passado, houve aumento de 16,9% na granja e 7,5% no varejo.
Com isso, melhorou a participação mensal e anual do produtor em relação ao varejo: subiu de 37% em julho para 38% em agosto e, também, obteve melhora de 3 pontos percentuais em relação a agosto do ano passado quando a participação ficou em 35,2%.
No acumulado até agosto, a participação do produtor em relação ao varejo é de 37,65%, incidindo em queda de 1,25% sobre o alcançado no mesmo período do ano passado. Em dois anos a perda é bem maior, de 12,3%, pois lá, a participação atingiu 42,9%.
O último quadrimestre do ano passado – gráfico – reservou forte perda de participação do produto na granja. Nesse ano, a tendência é de índices melhores devido a alguns fatores presentes no mercado: aumento nas exportações do produto, diferença de preço em relação às carnes, maior promoção do produto, volume de matrizes em produção mais ajustado.
Fonte: AviSite