A recém-criada Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio (CEDAA) do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizou em 27 de agosto, em Porto Alegre (RS), a cerimônia de posse de seus membros. As indicações ocorreram logo após a instalação da nova Comissão, durante encontro inaugural organizado pela OAB-RS.
Entre vários juristas, o membro da diretoria da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Frederico Price Grechi, recebeu documento com a designação para membro consultor da CEDAA.
Durante a cerimônia de instalação da CEDAA e da posse de seus membros na Expointer, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia afirmou que a instituição “está dando uma demonstração clara de seu compromisso com um tema fundamental que é o agronegócio. Certamente é um marco”, destacou.
O presidente da CEDAA da OAB-RS e do Conselho Federal da OAB, Ricardo Alfonsin, ressaltou “a importância de tratar o Direito Agrário de forma proativa, seja buscando soluções ou garantindo amparo ao setor que tem importância nacional”. Já o presidente da OAB-RS, Ricardo Breier, enalteceu o trabalho realizado pelo presidente das comissões nacional e seccional.
A OAB-RS também realizou à ocasião o II Encontro Nacional das Comissões de Direito Agrário e/ou do Agronegócio. Palestras e debates fizeram parte da programação.
A posse dos membros da CEDAA foi encerrada com uma palestra do ex-ministro da Agricultura e presidente executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, que recebeu homenagem da Comissão.
Equipe SNA/Rio