Dia do médico veterinário

Imagem de aleksandarlittlewolf no Freepik

Nesse 9 de setembro, comemora-se o dia do veterinário. Essa data foi escolhida porque, em 9 de setembro de 1933, o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto nº 23.133, que regulamentou a profissão no Brasil.

Essencial nos cuidados e prevenção de doenças dos animais, o veterinário se reveste de especial relevância no contexto da agropecuária, monitorando a saúde dos rebanhos e, em permanente diálogo com os produtores, tomando as decisões que preservem a capacidade produtiva sem comprometer o bem estar dos animais que compõe o vasto panorama das criações no País.

São fundamentais para a saúde pública, pois atuam em abatedouros, frigoríficos, granjas, fazendas, entrepostos, queijarias e até mesmo na Receita Federal, zelando pelo alto padrão sanitário, elementar ao bom andamento dos trabalhos e atendimento dos critérios de fiscalização.

Além disso, sua atuação também envolve planejar a reprodução com o auxílio cada vez maior da tecnologia, em ciclos de natalidade que a natureza, por si só, não conseguiria igualar.

Não é raro encontrar, Brasil afora, produtores que atuaram por décadas ao lado do mesmo veterinário, ou um profissional que tenha assessorado um grupo de propriedades por toda a carreira. Isso estreita os laços de quem dedica suas vidas ao campo.

A todos eles, nosso agradecimento e votos de que a carreira continue sendo abraçada por novas gerações, motivadas, talentosas e cheias de entusiasmo.

Foto: Divulgação CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária)

Nesta celebração de 2024, uma luz especial irá brilhar sobre o Cristo Redentor. Em um gesto de reconhecimento e celebração, o monumento será iluminado em verde em homenagem ao Dia do Médico-Veterinário. Esta ação, promovida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, representa mais do que uma simples celebração: é uma mensagem de gratidão e valorização a esses profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado, à proteção e à saúde de todos os seres vivos.

.Foto: Divulgação CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária)

O prédio do Senado Federal, em Brasília, também participará da homenagem, em coordenação com os conselhos regionais e federal, ganhando a iluminação verde

Por Marcelo Sá – jornalista/editor e produtor literário (MTb 13.9290) marcelosa@sna.agr.br
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp