O plantio de soja 2016/17 no Estado do Paraná alcançou 37% da área total projetada contra 27% na semana passada, segundo relatório publicado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira, 11 de setembro. O plantio da safra 2016/17 está 14% à frente do registrado no mesmo período de 2015, quando 23% da área projetada havia sido plantada com a oleaginosa.
Na região de Cornélio Procópio, no norte do Estado, o baixo volume de chuvas tem prejudicado o plantio. “Já fazem 35 dias que não chove no volume necessário, fazendo com as atividades de plantio no milho e na soja estejam paralisadas”, disse Devanir Ladeira, técnico do Deral no município.
No sul do Paraná, as boas condições climáticas têm permitido que o plantio da soja avance dentro da normalidade, alcançando 50% da área plantada, segundo Ricardo Martyn Kaspreski, técnico em Francisco Beltrão.
Em Guarapuava, também na região sul, pancadas de chuva na última semana beneficiaram o plantio da soja, segundo o Deral.
TRIGO
A colheita do trigo no Paraná, maior Estado produtor do cereal no País, está em 64% segundo o relatório desta terça-feira, avanço de 10% em relação aos 54% que haviam sido colhidos até a semana passada e aos 67% em igual período de 2015.
Em Cornélio Procópio, a colheita do trigo já está quase concluída. “Praticamente estão encerradas as operações de colheita no milho segunda safra e no trigo, com produtividades abaixo da estimativa inicial”, disse Ladeira.
Fonte: Reuters