O Rabobank divulgou na última semana um relatório indicando que as perspectivas para as aves domésticas em 2020 serão afetadas pela atual pandemia do Coronavírus e que os atuais desafios da Peste Suína Africana (PSA) para a indústria suína irão trazer complexidade adicional aos mercados globais.
O banco estima uma queda adicional na produção de carne suína na Ásia este ano, o que pode levar a um potencial aumento na produção local de aves e no comércio internacional, se os desafios crescentes da cadeia de suprimentos puderem ser gerenciados.
Como agora se espera que o Coronavírus cause uma desaceleração econômica global, a demanda por aves poderá se beneficiar entre as proteínas, devido à sua competitividade de preços.
“Em termos de mercado, esperamos maior consumo doméstico de aves e maior venda de produtos não perecíveis. Questões de logística e disponibilidade de mão-de-obra, como as que afetam a distribuição, provavelmente afetarão a oferta nos próximos meses”, disse Nan-Dirk Mulder, especialista global sênior de proteína animal do Rabobank.
“O Coronavírus também afetará o suprimento global de insumos de aves (como aditivos para alimentos destinados a animais e produtos de saúde animal), devido a interrupções em fornecedores chineses e outros”.
Ainda segundo o relatório, as mudanças nas condições econômicas e de mercado causadas pela pandemia do Coronavírus terão impactos significativos nas aves em âmbito global em 2020. O comércio mundial enfrentará mais volatilidade este ano, com destinos e origens afetadas, além de preços.
É provável que os volumes totais sejam afetados temporariamente e o comércio acabe se beneficiando de problemas de suprimento local relacionados ao Coronavírus, PSA e influenza aviária (IA).
Os maiores problemas relacionados ao Coronavírus serão os possíveis choques na oferta e demanda, causados por questões de quarentena e logística e mudanças temporárias na demanda do consumidor em relação ao consumo doméstico, produtos não perecíveis, etc.
Como isso pode afetar a oferta e a demanda, o Covid-19 tem o potencial para impactar também os mercados e preços globais de aves.
Fontes: Notícias Agrícolas e Rabobank