Conab vende 807 toneladas de feijão para o mercado interno

Em meio a um aperto da oferta de feijão no mercado interno por causa de problemas climáticos, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comercializou hoje 807 toneladas do produto em um leilão de venda por R$ 1 milhão.

O leilão ocorreu mais cedo neste ano, no meio da colheita da primeira safra de feijão do país. No ano passado, os leilões da Conab ocorreram entre os meses de março e junho, no período da segunda safra de feijão. Em 2015, foram negociadas 19,2 mil toneladas por R$ 11,19 milhões.

O volume ofertado pela Conab, porém, foi maior. O total oferecido pela autarquia no ano passado superou as 144,9 mil toneladas. O feijão que foi ofertado mas não foi arrematado tem sido doado pelo governo federal às prefeituras para atender comunidades carentes.

Até o início de 2016, foram doadas 9,41 mil toneladas do produto a 947 municípios. Apesar da quebra de produção relatada pelos produtores, a Conab ainda está considerando que a primeira safra de feijão será maior que a da temporada passada, com uma produção estimada em 3,33 milhões de toneladas, contra 3,11 milhões de toneladas colhidas na primeira safra da temporada 2014/15. A companhia divulgará uma atualização de seus cálculos na próxima quinta-feira, 4 de fevereiro.

 

Fonte: Valor Econômico

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp