
Nesta quarta-feira (26), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Itaipu Binacional e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS/ONU) assinam convênio para reforma e modernização de armazéns graneleiros da Conab situados no Paraná e em Mato Grosso do Sul. A cerimônia está marcada para ter início a partir de 10h na Unidade Armazenadora da Companhia em Ponta Grossa.
Participam do evento o diretor-presidente da Conab, Edegar Pretto, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, e o representante do UNOPS no Brasil, Fernando Barbieri. Também estarão presentes na solenidade a diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização da Companhia, Rosa Neide, o diretor de Operações e Abastecimento da estatal, Arnoldo de Campos, o diretor de Coordenação de Itaipu Binacional, Carlos Carboni, o vice-governador do Paraná , Darci Piana, a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; e demais autoridades.
O projeto contará com um investimento de R$ 55 milhões da Itaipu Binacional e prevê a realização de diagnósticos situacionais dos armazéns da Companhia de Rolândia (PR), Cambé (PR) e Maracajú (MS), além do diagnóstico situacional, desenvolvimento dos projetos executivos e reforma da unidade de Ponta Grossa (PR), a maior unidade armazenadora da Conab e a 9ª maior do Brasil. A reforma permitirá que o armazém em Ponta Grossa volte a operar em seu potencial máximo, armazenando até 420 mil toneladas de grãos. Hoje, esta capacidade está em 300 mil toneladas.