O alerta de início de semana é para ventos e tempestades isoladas, especialmente no Rio Grande do Sul. A principal causa é um novo ciclone extratropical que deve atingir a região oeste do Estado a partir da madrugada desta segunda-feira (4/09), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os ventos seguem para São Paulo.
O mais provável é que o fenômeno ocorra nas proximidades da cidade de São Borja. A previsão do Inmet diz que “o ciclone deve se deslocar rapidamente em direção ao sudeste gaúcho e, por volta das 9h, já estará no Oceano Atlântico”. Depois, o fenômeno se deslocará para o alto-mar.
Cidades como Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, no Paraná, São Miguel d’Oeste e Chapecó, em Santa Catrina, ficam em alerta durante todo o dia. Já Santa Maria, todas as regiões do centro-norte e litoral do Rio Grande do Sul, com situação de “perigo”, sugere a Climatempo.
A MetSul adverte que a instabilidade se intensifica muito neste começo de semana em cenário meteorológico de alto risco. Os altos volumes de chuva previstos vão fazer com que algumas localidades registrem até o final da segunda e o começo da terça marcas de 200 mm a 300 mm no Rio Grande do Sul.
A Defesa Civil gaúcha prevê temporais isolados, com possibilidade de se formar chuva forte, ocasionar descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento.
A frente fria, que já se instalou no Sul no fim de semana, antecipa a possibilidade de tempestades localizadas e de queda de granizo até o sul de Mato Grosso do Sul, passando por Santa Catarina e pelo Paraná.
No Centro-Oeste, no entanto, predomina-se a secura e o calor intenso no início da semana. No Nordeste, o calor intenso também deve permanecer.
Os fortes ventos podem afetar até São Paulo. “A previsão também indica fortes rajadas de vento, podendo atingir aproximadamente 100 km/h em áreas isoladas dos três estados da Região Sul e de Mato Grosso do Sul. Os ventos também podem afetar o oeste, centro e sul de São Paulo do início e até o fim da tarde”, aponta o Instituto.
Calor no Sudeste
No Estado paulista, a segunda-feira (04) dá as caras com calorão e características primaveris, apesar do frio do Sul.
Segundo a Climatempo, com a aproximação da frente, há condição de chuva à noite na Grande SP e no litoral. A partir de terça (5/09), a temperatura despenca e chove o dia todo com fraca a moderada intensidade na cidade de SP.
No entanto, o dia 6 de setembro deve ter tempo fechado e com chuva o dia todo na capital, enquanto acontece o inverso no interior. Há previsão de melhora no dia 7 de setembro e bom tempo para o feriado prolongado.
De acordo com a Climatempo, no Estado do Rio de Janeiro, as temperaturas não caem tanto quanto em São Paulo, mas a máxima volta ficar em torno de 25°Cna capital, na quarta-feira (06/09). No feriado, o dia ainda amanhecerá nublado com chance de chuva fraca.