A colheita da soja brasileira na safra 2019/20 atingiu 63,50% da área total, segundo o mais recente levantamento do analista-chefe da Datagro Grãos, Flávio Roberto de França Júnior. Segundo com ele, existe um atraso de 4,20% nos trabalhos em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto que a média da colheita dos últimos cinco anos é de 56,30%.
“De novo, o registro de chuvas parciais sobre parte da região produtora limitou um pouco o fluxo. De todo o modo, os trabalhos puderam avançar nos intervalos entre as precipitações”, disse França Júnior.
“Mantemos resultados obtidos de rendimento médio dentro ou acima das expectativas, trazendo a possibilidade de alguns ajustes nas projeções nos próximos levantamentos. Mas esse não é o quadro nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que sofreram perdas consideráveis na temporada, e ainda seguem com clima irregular neste momento”.
Em relação ao milho, a colheita da safra de verão 2019/20 na região centro-sul do Brasil chegou a 54,70% da área plantada. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, existe um adiantamento de 6,70% nos trabalhos e a média da colheita dos últimos cinco anos é de 48,20%.
“O plantio da segunda safra 2019/20 de milho na região centro-sul avançou para 90,40% da área estimada, também considerando a data de 13 de março. Na comparação com o mesmo período do ano passado, registra-se um atraso de 1,50% nos trabalhos. Já a média do plantio nos últimos cinco anos é de 87,29%”, informou a Datagro, por meio de sua assessoria de imprensa.
Agrolink