China é o principal mercado importador da soja brasileira

Carro-chefe do agronegócio brasileiro, a soja se destacou mais uma vez na produção nacional, com 96.2 milhões de toneladas, em uma área de 32 milhões de hectares na safra 2014/2015. A produtividade alcançou 3.000 quilos por hectare.

As vendas externas da soja em grão atingiram de janeiro a agosto deste ano, US$ 17.73 bilhões, o equivalente a 45.85 milhões de toneladas. O principal importador foi o mercado chinês.

O preço mínimo de garantia da soja em vigor no território nacional é de R$ 26,38 a saca de 60 quilos.

Os números constam do Sumário Executivo de Produtos Agropecuários, publicado mensalmente pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Além de dados estatísticos, o sumário publica cotações de preços e números do mercado agrícola, calendário de plantio e colheita e informações de apoio do governo à comercialização.

O leitor pode encontrar também subsídios para outros produtos agropecuários, como arroz, algodão, café, complexo carne, milho, trigo, feijão, leite e laranja.

O informativo atualizado pode ser acessado no endereço eletrônico http://www.agricultura.gov.br/politica-agricola/publicacoes/sumario-executivo.

Importação de soja do Brasil pela China aumenta 27,5% em agosto 

A China importou 5.53 milhões de toneladas de soja do Brasil em agosto, aumento de 27,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, mas queda em relação ao volume do mês anterior, mostraram dados da alfândega chinesa nesta segunda-feira.

Em julho, os portos chineses haviam recebido 6.37 milhões de toneladas da oleaginosa do Brasil, que embarcou volumes recordes em maio e junho e tem no país asiático seu principal comprador.

No acumulado do ano, os recebimentos de soja brasileira pela China totalizam 27.91 milhões de toneladas, aumento de 10,4%.

A soja do Brasil tem sido bastante atraente para as indústrias chinesas devido à ampla oferta, após uma safra recorde, e aos baixos preços em dólar, em um momento de queda generalizada do mercado de commodities agrícolas.

A Argentina também teve bom desempenho nas vendas de soja na China em agosto, com 1.78 milhão de toneladas descarregadas, alta de 34,9% em relação ao mesmo mês de 2014. No acumulado do ano, as compras chinesas de soja argentina acumulam alta de 46%.

As importações de soja dos EUA pela China em agosto foram de irrisórias 6.400 toneladas, devido ao período de entressafra na América do Norte.

A colheita nos EUA está apenas começando e só chegará aos portos chineses nos próximos meses.

As importações chinesas de soja norte-americana no acumulado do ano totalizam 17 milhões de toneladas, recuo de 1,9% em relação ao mesmo período de 2014.

 

Fontes: Ministério da AgriculturaReuters

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp