
Mercado em setembro
Mesmo com desvalorizações na segunda quinzena de setembro, as médias mensais estaduais do suíno vivo posto na indústria avançaram em relação a agosto, para os maiores patamares reais do ano (deflacionamento pelo IPCA de setembro/25).
Preços e exportações
Desde fevereiro deste ano, as Filipinas se configuram como o maior destino da carne suína brasileira. As exportações intensas ao país – e também a outros destinos, novos ou consolidados – mais que compensam os constantes recuos observados à China. Ressalta-se que esse cenário é fruto de um trabalho que vem sendo realizado com afinco por parte de instituições representativas do setor suinícola nacional, que vem conquistando novos mercados e garantindo outros.
Relação de troca e insumos
O suinocultor paulista vive o momento mais favorável em mais de 20 anos no que se refere à compra de farelo de soja, que é um dos principais insumos utilizados na atividade.
Carnes concorrentes
Em setembro, os preços da carne suína registraram aumentos mais expressivos (em valores absolutos) que os da bovina e de frango. Esse cenário resultou em perda de competitividade da proteína suinícola frente às concorrentes.






