Carne de frango fecha 2015 com o 3º maior volume de embarques de todos os tempos

Dezembro nunca foi mês de grandes resultados na exportação de carne de frango. Primeiro, porque as importações para abastecimento das Festas ocorrem nos meses anteriores; segundo, porque a chegada do inverno impede o acesso a alguns dos portos de recepção do produto, especialmente no Leste Europeu.

Mas dezembro de 2015 foi uma agradável exceção. Entremeada de surpresas, pois, por exemplo, os maiores embarques do mês ocorreram na semana mais improvável, a de Natal. E isto somado ao fato de que nas demais semanas o volume exportado permaneceu em níveis elevados, fez com que o total expedido no mês superasse a casa das 362.000 toneladas – volume que corresponde não só ao terceiro melhor resultado do ano, mas terceiro também de toda a história das exportações de produto in natura. Ou seja: acima desse volume, apenas os embarques de junho e julho de 2015 (371.328 e 409.823 toneladas, respectivamente).

O que permaneceu em retrocesso foi o preço médio – decorrência da contínua valorização do dólar. Em dezembro recuou para US$1.457,14/ton., atingindo o menor valor em mais de seis anos e meio.

O efeito disso é observado na receita cambial, que não acompanha a expansão observada no volume. Assim, por exemplo, comparativamente a dezembro de 2012, enquanto o volume embarcado aumentou mais de 15%, a receita obtida pelo produto in natura recuou perto de 20%.

Graças ao resultado (inesperado) no volume embarcado em dezembro, as exportações brasileiras de carne de frango in natura fecharam 2015 com desempenho que superou as melhores expectativas. Novo recorde, o total embarcado superou ligeiramente as 3.888 milhões de toneladas, apresentando aumento de 6,57% sobre 2014.

 

graf

 

Fonte: AviSite

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp