Carne de frango do Brasil perde ritmo na evolução do preço

Os dados da FAO relativos ao primeiro quadrimestre de 2017 confirmam que após um início de ano com forte valorização de preços, no bimestre março/abril a carne de frango exportada pelo Brasil perdeu o ritmo inicial a ponto de registrar queda de preço nesses dois meses. Efeito da Operação Carne Fraca?

O fato é que o ano foi aberto com uma valorização de quase 7% em relação à média registrada em 2016, processo que teve continuidade em fevereiro, quando se registrou incremento de, praticamente, 3% sobre janeiro/17. Mas foi só, pois em março houve retrocesso (queda de 0,06%) que, em abril, subiu para 0,42%. E não foi por culpa do mercado, pois nos EUA as altas têm sido sucessivas.

Notar, pela tabela abaixo, que excetuada a ligeira redução da carne bovina australiana (-0,07%, indicador de relativa estabilidade), apenas a carne de frango brasileira apresentou resultado negativo de março para abril.

De toda forma, considerados os preços médios registrados em 2016, o Brasil vem obtendo resultados positivos com as três carnes. Mas, aqui, chama a atenção o fato de os EUA terem chegado a abril com a carne de frango obtendo um preço ainda inferior à média de 2016. Efeito, sem dúvida, dos surtos de Influenza Aviária que vêm ocorrendo no país desde o final de 2014 e que em 2017 voltaram a assustar a avicultura norte-americana.

 

Fonte: AviSite

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp