Campanha Prato Limpo reduz em 60% o desperdício de alimentos em restaurantes corporativos

Campanha Prato Limpo visa incentivar a redução de restos de comida nas refeições e da sobra de alimentos na linha de distribuição, diminuindo a quantidade produzida e, consequentemente, o desperdício. Foto: Divulgação LC Restaurantes

Aproximadamente 44 toneladas de alimentos por dia, 3,2 milhões de refeições por mês e uma redução de 60% na quantidade de comida desperdiçada em restaurantes corporativos. Esse é o resultado da Campanha Prato Limpo, desde quando foi elaborada, em 2011, pela empresa de refeições coletivas LC Restaurantes.

O objetivo do programa é incentivar a redução de restos das refeições e da sobra de alimentos na linha de distribuição, diminuindo a quantidade produzida e, consequentemente, o desperdício.

Segundo a LC, cada cliente deve medir o que sobra de produção e o que é desperdiçado nos pratos, considerando que há metas a serem seguidas. Em caso de desvios, a empresa implanta a Campanha Prato Limpo junto ao cliente.

A LC Restaurantes atua no mercado há 27 anos, abrangendo o Distrito Federal e os Estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

METAS

As metas são de 15 gramas de resto por refeição servida e 30 gramas de sobra na produção. Cada unidade tem um padrão, conforme o número de colaboradores.

“Realizamos treinamentos com as gerentes das unidades e com os cozinheiros, abordando Gestão de Materiais e melhor aproveitamento no corte dos alimentos. Preparamos também pratos sustentáveis, como salada de berinjela crua, batatas em rodelas com casca de alecrim, salada de abóbora com casca, cremes feitos com casca de abóbora, de chuchu e de cenoura; bananas assadas com casca, canela e açúcar, entre outros”, conta Cristiane Alencar, gerente de Qualidade da LC Restaurantes.

PLANEJAMENTOS TRIMESTRAIS

Também são feitos planejamentos trimestrais para que todas as unidades sigam os procedimentos corretos de armazenamento, conservação e pré-preparo de mercadorias, evitando possíveis perdas.

“Também temos uma equipe no departamento de suprimentos que monitora, pesquisa e seleciona os produtos hortifrúti de melhor qualidade, garantindo um maior aproveitamento dos alimentos”, informa Cristiane.

Fonte: LC Restaurantes com edição d’A Lavoura

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