Em audiência na Comissão de Fiscalização da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (31/10), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, garantiu que “tudo que o Brasil perdeu com a operação Carne Fraca já conseguiu recuperar”. O ministro foi convidado para falar sobre as consequências da operação para as exportações brasileiras e as providências adotadas para evitar novos problemas na fiscalização.
Segundo Maggi, dos 93 países para os quais o Brasil exporta, apenas quatro mercados que têm participação menor no conjunto de importadores continuam fechados. Dos que estão comprando carne brasileira, 33 estão com o comércio regular e 56 mantém inspeção reforçada.
O ministro disse ainda que vem sendo estudadas mudanças no sistema de fiscalização que visam a acompanhar o crescimento do setor e a necessidade de modernização. Também enumerou as modificações já efetuadas, como o fim de nomeações políticas nas superintendências estaduais do Ministério da Agricultura, que está em vigor desde maio.
Sobre os estudos na área de inspeção, “todas as partes envolvidas no processo estão sendo ouvidas”, afirmou. “Não vamos fazer nada sem conversar com os servidores e representantes do setor produtivo”.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento