Brasil: Abertura de 20 mercados para produtos agropecuários marca 1º quadrimestre

O Brasil completou seu primeiro quadrimestre acumulando a abertura de 20 novos mercados com a oferta de uma grande variedade de produtos agropecuários, agora, destinados também a países da América do Sul, América Central, Ásia, África e Oceania. A comercialização de carne suína brasileira para o México está entre as novidades deste ano. Atualmente, alimentos e demais produtos do agronegócio brasileiro estão presentes em mais de 50 países, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Perfil favorável

O analista de mercado de soja e milho, e diretor da empresa Agrosecurity, Fernando Pimentel, atribuiu esta conquista de novos mercados a fatores climáticos, geográficos e diversidade de produtos. “O Brasil tem sempre a oportunidade de ampliar sua matriz de exportação, haja vista que somos um grande fornecedor global de alimentos. Nossa agricultura tropical tem uma abrangência geográfica enorme, uma diversidade de produtos muito grande. Além disso, produzimos alimentos, praticamente, o ano inteiro em função do nosso perfil climático. Então é natural que a gente siga sempre progredindo na expansão da base de exportação”.

Relembrando a elevação nas conquistas de mercados, no ano passado, Fernando Pimentel citou como mais importante a abertura do mercado de milho para a China e, “em termos de significância de valor e importância econômica, sem dúvida, foi uma das melhores notícias para o agronegócio brasileiro nos últimos anos”.

Perspectiva de Receita

O diretor da Agrosecurity enfatizou que essas 20 novas aberturas contribuirão ainda mais para melhorar a perspectiva de receita do agronegócio, o PIB agrícola; enfim, o Valor da Produção Agropecuária (VPB). “Tudo isso irá contribuir para o trabalho de diplomacia entre os países”.

“Temos uma diversidade imensa tanto de produtos primários, quanto de derivados. É de suma importância investir na promoção e na abertura desses mercados, seja no âmbito do Brics, seja nos países ainda não alinhados com essa política.  Vejo a Europa como uma grande parceira na compra dos nossos produtos”.

Protocolos ambientais

Os protocolos ambientais impostos pela Europa criam certas restrições. Fernando defende que estes gargalos devem ser superados, diplomaticamente. “Seguiremos tendo a Europa como um importante comprador de produtos brasileiros do agronegócio. É um trabalho importante que o ministério da agricultura precisa que seguir fazendo”.

Diplomacia

Sob a ótica das relações com outros países, o analista de mercado acredita que Carlos Fávaro, ministro do MAPA, está com uma maior abertura diplomática. “Acompanhar o presidente do Brasil em agendas internacionais pode estreitar nossa relação com outros mercados”.

“Estamos retomando os laços fraternais do Brasil e a nossa trajetória de uma diplomacia reconhecida que, aliada à qualidade da nossa produção, tem permitido a chegada de mais produtos brasileiros a mais lugares do mundo, estimulando o aumento da produção e gerando oportunidades para os trabalhadores do campo e também da cidade”, finalizou o ministro do MAPA, Carlos Fávaro.

Confira os 20 novos mercados conquistados pelo Brasil, neste ano.

Por Equipe SNA
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