Aprosoja MT: oficina orienta projetistas sobre armazenagem

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), realiza na próxima semana uma oficina de projetos em armazenagem. A ideia é qualificar os profissionais especializados nessa área para que estejam aptos a orientar os agricultores mato-grossenses interessados em investir em uma estrutura própria de armazenamento da produção.

“A iniciativa integra as ações do projeto Armazena MT e busca bem informar nossos associados para que avaliem se na sua propriedade existe a possibilidade de dispor de armazéns próprios ou não”, disse o gerente de Política Agrícola da Aprosoja, Frederico Azevedo. A oficina terá uma programação focada na elaboração dos projetos de armazenagem, com informações sobre documentação, exigências de cada agente financiador e critérios usados na análise dos processos.

Lançado neste ano, o projeto Armazena MT é uma ação da Aprosoja para tentar reduzir o impacto negativo que a estrutura deficitária de armazéns em Mato Grosso gera sobre os agricultores. O objetivo é informar os associados sobre o incentivo e a necessidade da armazenagem própria.

A ideia é considerada oportuna tendo em vista que Mato Grosso enfrenta um grande déficit de armazenagem da produção de grãos. De acordo com a FAO (Food and Agriculture Organization) – órgão das Nações Unidas que determina como medida de segurança uma capacidade de armazenagem superior a 20% da produção – o déficit atualmente é de pouco mais de 37 milhões de toneladas no Estado.

A oficina de projetos em armazenagem é gratuita e será realizada na sede do Conselho Regional de Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) em Cuiabá. O conteúdo será ministrado por representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Brasil. Mais informações: (65) 3644-4215.

 

Fonte: Aprosoja MT

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp