O ritmo da colheita da safra 2018/19 de soja continuou acelerado na última semana, segundo informação da AgRural divulgada na sexta-feira (25/1). A consultoria reportou em comunicado que Brasil já colheu em 13% da área plantada com o grão. Até a semana anterior, produtores brasileiros haviam colhido 6% da área.
A colheita segue adiantada em relação ao mesmo período do ano passado, quando o percentual era de 4%, e também está à frente da média histórica (3%). Em Mato Grosso, a colheita atingiu 29% da área, enquanto no Paraná avançou para 18%. Goiás já colheu 14% e Mato Grosso do Sul, 7%.
“Além do ritmo forte das colheitadeiras, chama a atenção o impacto negativo das chuvas irregulares e das temperaturas altas de janeiro sobre o desenvolvimento das lavouras de diversos Estados”, ressaltou a AgRural, indicando que “isso deve levar a um novo corte na estimativa de produção, que será revisada pela AgRural na primeira semana de fevereiro”.
No último dia 9, a produção de soja 2018/19 do Brasil já havia sido reduzida pela consultoria em 4.5 milhões de toneladas, para 116.9 milhões de toneladas.
Reuters