Abrafrutas: Valor de exportação teve alta e volume recuou no primeiro semestre

A Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) divulgou, na última quinta-feira (26), dados estatísticos com um apanhado do primeiro semestre de 2024 que aponta um aumento no valor exportado e queda no volume.

O diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, disse à SNA que o setor teve o desempenho esperado. “Tivemos um aumento significativo com valor exportado de 7,8%, quando comparado ao mesmo período do ano passado; e uma queda no volume de 5,7%, também em relação ao mesmo período de 2023”.

De acordo com Eduardo Brandão, o aumento no valor tem como causa o câmbio favorável nesse período. “O volume em baixa pode ser, perfeitamente, justificado por problemas climáticos que ocorreram em alguns dos nossos polos de produção, onde ocorreram quedas significativas em frutas como a uva – no Vale do São Francisco, a maçã – no sul do Brasil, a banana. Entretanto, tivemos ganho em algumas frutas de importância econômica como, por exemplo, o limão-taiti e a manga”.

As expectativas da Abrafrutas, quanto ao fechamento de 2024, são que o ano encerre com o mesmo volume e valor de crescimento comparado ao ano passado. “Isso porque, historicamente, o último trimestre do ano é o nosso melhor período de exportação. Por esse motivo, a gente acredita vai, pelo menos, empatar ou – com uma expectativa positiva – aumentar algo entre 3% e 5% no valor e volume exportado neste ano”, finalizou o diretor executivo da Associação.

Confira os dados levantados no primeiro semestre sobre produção, valor e exportação de frutas brasileiras.

Por Larissa Machado
larissamachado@sna.agr.br
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp