Abiove destaca importância do biodiesel para a cadeia da soja brasileira

O óleo de soja é a principal matéria-prima utilizada na fabricação de biodiesel, com uma participação entre 75% e 80%. Além da geração de emprego e renda, o biodiesel agrega valor à soja, promove a inserção da agricultura familiar e contribui para a redução de gases de efeito estufa na atmosfera.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) participa hoje e amanhã, em São Paulo, da Conferência BiodieselBR 2017, reunindo entidades e indústrias do setor, especialistas, parlamentares e representantes do governo federal.

O evento acontece no momento em que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) avalia a antecipação do B10 (mistura de 10% de biodiesel ao diesel mineral) para março de 2018. O setor de biodiesel também aguarda a aprovação do RenovaBio, programa para incentivar a produção de biocombustíveis com maior eficiência na redução das emissões de gases de efeito estufa.

Participação

O ex-presidente e atual consultor da Abiove, Carlo Lovatelli, falou na abertura da conferência sobre a importância do biodiesel para a cadeia produtiva da soja brasileira. Nesta terça-feira, o consultor técnico da associação, Vicente Pimenta, apresentará o andamento dos testes com misturas B10, B15 e B20 em motores ciclo diesel.

O gerente de economia da Abiove, Daniel Furlan Amaral, fará uma avaliação da cadeia produtiva da soja e do biodiesel. Na ocasião, ele irá enfatizar a necessária previsibilidade em relação aos novos percentuais de mistura até o B15 para ajudar na estratégia de investimentos das empresas.

 

Fonte: Abiove

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp