A produção inspecionada de leite aumentou 1,30% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020. Esse aumento ocorreu mesmo com uma piora na rentabilidade do produtor de leite. Os dados foram divulgados pelo Centro de Inteligência do Leite, da Embrapa Gado de Leite.
Em abril, o preço do leite ao produtor registrou a primeira alta do ano, fechando em R$1,98 por litro, com aumento de 2,30% sobre março. No acumulado de 12 meses a alta supera os 36%. No varejo, o preço do leite ao consumidor avançou 1,45% no mês, na média de R$ 2,40 o litro do UHT. No ano, a alta foi de quase 12%.
Na Balança Comercial, o destaque foi o aumento das exportações, com boas vendas de leite em pó e queijos. As importações seguiram recuando pela conjuntura de maior preço internacional dos lácteos e melhor competitividade brasileira.
Já a relação de troca no trimestre segue desfavorável. Foram necessários 27% a mais de leite para a aquisição de uma saca de 60 kg de mistura a base de milho e soja, na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Isso representa, em média, 58 litros de leite para a compra de 60 kg de mistura a base de milho e soja, contra 46 litros em 2020.
Agrolink