As exportações brasileiras de frutas apresentaram quedas de 13% na receita e de 5% em volume no primeiro semestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019.
É o que relata o boletim semanal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que destaca o comportamento das principais culturas durante a pandemia, no período de 6 a 10 de julho.
A queda é 0 resultado da redução de voos imposta pelas restrições provocadas pela Covid-19. O modal aéreo é o principal meio de transporte utilizado no embarque de frutas para o mercado internacional.
No setor sucroenergético, houve ligeira recuperação dos preços do etanol, diante do comportamento do petróleo no mercado internacional, 0 que motivou a valorização de 5% do preço da gasolina vendida pela Petrobrás em suas refinarias.
No mercado internacional, um dos destaques é o aumento das importações de carne. Do Brasil, chegaram ao porto de Xangai 136 mil toneladas de carne nos cinco primeiros meses de 2020, mais do que o dobro do volume ingressado em 2019. Este volume correspondeu a 34,5% do total das importações de carne transitadas pela cidade chinesa.
Acesse aqui o novo boletim da CNA.
Fonte: CNA