Para ajudar o setor agro a se preparar para o próximo ano, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou sua perspectiva para a economia brasileira em 2020, incluindo, entre vários temas, as expectativas em relação à logística e infraestrutura de transporte.
Segundo a CNA, a preocupação brasileira nesse tema é para tentar melhorar a posição do Brasil no ranking global de competitividade. Para se ter uma ideia, dos 141 países avaliados, o Brasil está em 78º lugar em infraestrutura de transportes, sendo a pior colocação quando avaliada a qualidade das rodovias (116ª posição).
Comparado com as países do BRICs, o Brasil se posiciona em último lugar, sendo a China, 24º; a Índia, 28º; a África do Sul, 45º, e a Rússia, 49º.
“O governo manterá a meta de elevar os aportes de capitais em infraestrutura para melhorar essa condição, tanto que se espera. até 2022, que a taxa de investimento alcance 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB), o dobro do disponibilizado atualmente”, indica a entidade.
Aliás, a previsão para 2020, em termos de investimento, é maior que neste ano, inclusive com recursos públicos advindos de fundos vinculados a setores do Ministério da Infraestrutura, que estão paralisados (em torno de R$ 30 bilhões).
“A continuidade dos leilões para a expansão dos corredores de comércio ou exportação garantirão ao setor agropecuário a tranquilidade para continuar atingindo safras recordes, nos anos que seguem”, afirmou o presidente da entidade, João Martins.
O programa de concessões em infraestrutura deverá atrair R$ 50 bilhões em 2020, informa a CNA. Mas, é essencial criar alternativas que equilibrem a matriz de transportes, retirando da rodovia a responsabilidade de escoar produtos por longas distâncias e a custos proibitivos.
“Nesse sentido, a primeira ação do governo é a de declarar o tabelamento obrigatório de fretes inconstitucional”, destaca a CNA.
Outras mudanças de natureza regulatória incluem a promulgação da lei da navegação de cabotagem, bem como do projeto de lei que simplifica a ampliação e uso de linhas férreas pelo regime de autorização.
Acesse aqui, na íntegra, as Perspectivas para 2020 da CNA.
Fontes: Canal Rural/CNA