Panorama do financiamento para o agronegócio será apresentado no Agro em Questão

Um dos três painéis do Agro em Questão vai abordar o panorama do financiamento para o agronegócio na visão do produtor. O evento será promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) no dia 1º de fevereiro, em Brasília.

Durante o painel, os palestrantes vão discutir as fontes atuais de financiamento para o setor e os desafios encontrados pelos produtores no acesso ao crédito, no volume de recursos disponibilizados e nas condições de financiamento.

“Queremos sinalizar ao governo e aos demais segmentos do agronegócio que é possível atrair investimentos e capital de giro para o setor agropecuário se melhorarmos a gestão de riscos da atividade”, afirmou o presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, José Mário Schreiner, um dos palestrantes no evento.

Segundo ele, as novas fontes de financiamento não podem ficar restritas apenas às linhas de crédito tradicionais, mas também permitir maior acesso ao mercado de capitais e de títulos do agronegócio, como LCA, CPR e CRA. Schreiner lembra, porém, que essas opções precisam ser aprimoradas para que pequenos e médios produtores possam contratar.

“Até que ocorram estas mudanças, faz-se necessário a desconcentração na oferta dos créditos subvencionados a outros agentes financeiros, como os bancos cooperativos, que já atuam no mercado, mas em condições limitadas”.
Se houver maior concorrência entre as instituições que ofertam crédito, a redução das taxas de juros ocorrerá, disse o presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA.

Schreiner será acompanhado no painel pelo presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas, e pelo sócio-consultor da MBAgro, Alexandre Mendonça de Barros. O jornalista Alexandre Garcia será o moderador.

Os outros dois painéis do evento terão como tema ‘Visão do governo sobre o financiamento para o agronegócio’ e ‘Fontes de mercado’. O presidente da CNA, João Martins, o ministro da Agricultura Blairo Maggi, a deputada federal Tereza Cristina e a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, também estarão presentes no Agro em Questão.

 

Fonte: CNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp