Momento positivo marcará 3º Encontro Mineiro do Balde Cheio, promovido pela FAEMG na Serraria Souza Pinto. O aumento da oferta do leite, este ano, pode ser antecipado às chuvas que historicamente marcam o período de safra, apontam especialistas de mercado. Segundo o analista de agronegócios da FAEMG, Wallisson Fonseca, o movimento deve refletir investimentos feitos pelos produtores, motivados pela maior rentabilidade da atividade nos últimos meses: “No ano passado, tivemos custos muito altos de produção, que fizeram com que o produtor deixasse de investir em volumoso para a entressafra. Isso teve forte impacto na produção deste ano. Durante todo o primeiro semestre, houve importante queda na captação de leite, que resultou em ociosidade nos laticínios e falta de produto no mercado, alavancando os preços ao consumidor e, posteriormente, ao produtor”.
Para ele, apesar dos custos de produção permanecerem bastante altos, a recuperação na margem de lucro da atividade motivou investimentos para uma produção novamente maior: “Agora teremos que acompanhar a evolução dos indicadores para descobrir, muito em breve, se de fato eles assim o fizeram”. Neste cenário favorável à atividade, a FAEMG se prepara para receber mais de dois mil produtores na próxima quarta (24/8). O 3º Encontro Mineiro do Balde Cheio comemora os dez anos do programa no estado, que visa promover a competitividade da pecuária leiteira, com redução dos custos e aumento da produtividade.
“Esses produtores que veremos reunidos representam uma fatia diferenciada na atividade. Graças à assistência que recebem do programa Balde Cheio, sabem realizar uma gestão mais eficiente de seus custos, atacando fatores produtivos que mais impactariam sua lucratividade e mantendo maior produtividade, com margens positivas. Em suma, mantêm-se menos vulneráveis às variações de mercado, como essas que o setor viveu nos últimos meses”, explica Wallisson Fonseca.
Premiação
Produtores, técnicos, coordenadores e parceiros do Programa Balde Cheio participarão do 3º Encontro Mineiro Balde Cheio. Além da apresentação dos resultados de uma década do programa, a programação inclui homenagens a produtores, técnicos e entidades de destaque. Serão apresentados os 12 produtores finalistas e os quatro vencedores da premiação Destaques do Balde Cheio – 10 anos. Suas histórias de grande dedicação, trabalho e sucesso representam a importância do programa e de seus resultados para milhares de famílias rurais. São eles:
Regional Sul e Centro-Oeste
André dos Reis da Silva (Paraguaçu), Denis Vitor Emídio (Nepomuceno), Dirceu Lucas Militão (Itaúna)
Regional Campo das Vertentes e Zona da Mata
Carlos José da Silva (São João del Rei), Gilberto Monteiro de Barros Pinto (Recreio), Hudson Silva (Lima Duarte)
Regional Alto Paranaíba e Noroeste
Amilton Ferreira Lima (Unaí), Jairo André Borges (Pratinha), Reginaldo José de Barcelos (Pompéu)
Regional Leste, Jequitinhonha e Norte
Cláudio de Assis Beltrame (São João do Oriente), Geraldo Cardoso Coelho (Governador Valadares), Luiz Cesar Coura (Alvinópolis).
Programa Balde Cheio
Promover o desenvolvimento e a competitividade da pecuária leiteira, com redução dos custos e aumento da produtividade, é o foco do Programa de Desenvolvimento Integrado da Pecuária Leiteira – Balde Cheio. Criado nacionalmente pela Embrapa, e implantado em Minas Gerais sob gestão da FAEMG, o programa chega a seu 10º ano no estado com uma rede de 280 técnicos treinados e capacitados, que prestam assistência contínua a mais de 2.500 produtores em 320 municípios.
“São técnicas simples e acessíveis a todos os produtores, com pouca necessidade de investimento financeiro e muito esforço e dedicação. Pequenos produtores com pouco acesso à assistência técnica e gerencial são os mais beneficiados e relatam maior qualidade e eficiência na produção de leite e, consequentemente, aumento da produtividade e dos lucros”, destaca o diretor da FAEMG e presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Rodrigo Alvim.
A produção de leite no estado corresponde a cerca de 27% do total nacional. Somente no último ano, Minas produziu mais de 9,4 bilhões de litros. A produção do estado é crescente. Em uma década (2005-2015), o aumento foi de aproximadamente 36%.
3º Encontro Mineiro Balde Cheio
Dia 24 de agosto, quarta-feira
Abertura às 10h
Serraria Souza Pinto, BH
PROGRAMAÇÃO
7 as 10 h – Cadastramento e café de boas-vindas
10h – Abertura
10h15 – Assinatura de Termo de Cooperação entre Embrapa e FAEMG
10h30 – Apresentação dos resultados do Programa Balde Cheio – 10 anos
11h15 – Homenagens: entidades, técnicos e produtores
12 as 13h – Palestra: Sucesso – A arte de realizar sonhos, com o professor Pachecão
13h – Almoço com música ao vivo – Almir Pessoa
15h – Encerramento
* Confirmação de presença: helga@faemg.org.br ou (31) 3074-3050
Fonte: FAEMG – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais