Soja e milho/CEPEA: Cotações

Soja/CEPEA: mesmo com baixa umidade, cultivo avança

Apesar das preocupações com a baixa umidade em algumas regiões produtoras, sojicultores intensificam o cultivo do grão da safra 2015/16. Enquanto isso, as cotações nacionais operam, em média, entre 25% e 30% acima das registradas em setembro de 2014. Se não fossem as elevações nos custos de produção quase na mesma intensidade, produtores estariam mais otimistas.

Dados do CEPEA apontam custos operacionais entre 15% e 20% maiores que os da temporada passada. Produtores que adquiriram os insumos mais recentemente claramente terão custos superiores, entre 25% e 30% maiores que os da safra 2014/15.

Milho/CEPEA: preços se mantêm em alta no mercado spot brasileiro

Mesmo com as exportações ainda não tendo reagido como esperado, tendo em vista o ritmo adiantado das negociações da atual safra no Centro-Oeste e do Paraná, os preços se mantêm em alta no mercado interno. Segundo pesquisadores do CEPEA, a forte valorização do dólar estimula o aumento das cotações nos portos, uma vez que também sustenta a paridade de exportação.

Tanto vendedores quanto importadores estão aproveitando para fechar novos contratos de exportação. Com isso, diminui a oferta no spot, favorecendo o aumento das cotações no mercado interno. Até a terceira semana do mês, a média diária era de 127.800 toneladas, com o acumulado de 1.660 milhão de toneladas de milho em setembro, segundo dados da Secex. A expectativa é que os embarques ganhem ritmo mais acelerado nas próximas semanas, uma vez que o “line up” sinaliza muitos navios a serem carregados.

 

Fonte: Cepea/Esalq

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp