No próximo dia 12 de junho, sexta-feira, Cuiabá vai sediar o 3º Workshop da Qualidade do Algodão – um evento organizado pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt).
Responsável por aproximadamente 60% da produção brasileira de algodão e pela posição de destaque do País entre os maiores produtores mundiais de pluma, Mato Grosso tem um compromisso com a qualidade da fibra produzida e o workshop a ser realizado é um reflexo do empenho dos produtores associados à Ampa em evoluir nesse aspecto, segundo o presidente Gustavo Piccoli, que fará a abertura do evento.
O 3º Workshop da Qualidade do Algodão é uma realização do Programa de Qualidade do Algodão de Mato Grosso, a cargo do IMAmt, e chega à sua terceira edição refletindo o estreitamento dos laços dos produtores e suas organizações com a cadeia têxtil. O formato desse workshop vai proporcionar uma maior interação com os participantes e contará com três mesas técnicas, de acordo com seus organizadores.
As mesas técnicas contarão com a participação de representantes de renomadas empresas e entidades do setor algodoeiro, que farão breves exposições sobre o tema proposto e, em seguida, responderão a perguntas formuladas pelo mediador e pela plateia.
A primeira mesa do dia terá como tema “Os desafios da qualidade do algodão para a indústria têxtil” e será composta por profissionais do setor industrial, abrangendo os segmentos de maior destaque, tais como malha, jeans, roupas profissionais, cama, mesa e banho. Ela será mediada por Rogério Segura, da Star Colours, empresa sediada em Santa Bárbara d’Oeste (SP).
“As necessidades de cada produto final são bastante específicas e essa mesa técnica será uma oportunidade para o intercâmbio dos cotonicultores mato-grossenses com as diferentes demandas de cada processo têxtil, levando em conta a modernização do parque industrial no Brasil e no mundo”, comenta Piccoli.
Na segunda mesa técnica, mediada pelo diretor executivo do IMAmt, Alvaro Salles, serão apresentados os resultados consolidados do Programa de Qualidade do Algodão de Mato Grosso, apontando tendências e prioridades para a continuidade dos trabalhos.
ENCERRAMENTO
A programação do workshop será encerrada com uma mesa técnica sobre o tema “Importância do beneficiamento para a qualidade de fibra”, em que serão apresentadas a visão dos responsáveis pela gestão das usinas de beneficiamento em seu estágio atual de operação, assim como as estratégias da Ampa e do IMAmt visando o aprimoramento das algodoeiras mato-grossenses.
Na oportunidade, será apresentado o projeto da Escola de Beneficiamento de Algodão que será implantada em Rondonópolis, visando qualificar os profissionais que atuam nesse segmento. Essa mesa técnica será mediada pelo pesquisador Jean Louis Belot, que também está à frente do Programa de Qualidade do Algodão de Mato Grosso.
O público-alvo do 3º Workshop sobre a Qualidade do Algodão são os profissionais que atuam na cotonicultura, sejam eles clientes, fornecedores, produtores, técnicos e pesquisadores, entre outros. Os produtores e colaboradores do setor algodoeiro que quiserem fazer sua pré-inscrição podem enviar seus dados para o engenheiro agrônomo Amândio Pires, do IMAmt, por meio do email amandiopires@imamt.com.br.
Este e-mail poderá ser usado também para obter mais informações sobre o evento, que será realizado com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).
Serviço
O que: 3º Workshop da Qualidade do Algodão de Mato Grosso
Quando: Dia 12 de junho (sexta-feira), a partir das 8h30
Onde: Auditório do Edifício Cloves Vettorato (Rua Engenheiro Edgard Prado Arze nº 1777, Quadra 3, Setor A), no Centro Político Administrativo, Cuiabá (MT)
Fonte: Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa)