De olho na safrinha, produtores do Cone Sul de RO apostam em cultivares precoces de soja

Sojicultores participam de Dia de Campo em Rondônia em busca, principalmente, de cultivares precoces que potencializem a semeadura da safrinha, ou seja, segunda safra realizada com milho, sorgo, girassol e outras culturas. Foto: Divulgação Embrapa Rondônia
Sojicultores participam de Dia de Campo em Rondônia em busca, principalmente, de cultivares precoces que potencializem a semeadura da safrinha, ou seja, segunda safra realizada com milho, sorgo, girassol e outras culturas. Foto: Divulgação Embrapa Rondônia

Com boas expectativas para a safra de soja deste ano, produtores do Cone Sul de Rondônia compareceram aos Dias de Campo de Soja da Embrapa, realizados no dia 20 de fevereiro em Vilhena e 23 em Cerejeiras. Eles

“A gente veio saber as novidades sobre a soja e cultivares que possam ser mais interessantes pra uma boa produção de soja e depois de safrinha também”, comenta do sojicultor Alisson Zamo, que possui 2.300 hectares de soja entre os municípios de Vilhena, Cabixi e Cerejeiras.

Os dias de campo nos dois municípios reuniram cerca de 180 produtores, empresários do agronegócio, técnicos e estudantes. De acordo com o pesquisador da Embrapa Soja, Rodrigo Brogin, a maior procura foi por cultivares de soja precoce. O público presente aos eventos pode conferir de perto as cultivares para fazer boas escolhas para a próxima safra.

“No Cone Sul de Rondônia a safrinha já está bem estabelecida e a busca por cultivares mais precoces de soja foi a principal demanda e a Embrapa possui materiais que se encaixam bem neste sistema de produção da região, com bons potenciais produtivos. A Empresa tem materiais genéticos de soja que são referência e estão disponíveis aos produtores”, argumenta Brogin.

Para 2015 os sojicultores do Cone Sul estão com boas expectativas para a colheita. “Na minha propriedade estamos caminhando para uma produtividade média de 60 sacas/ha”, comenta o sojicultor de Vilhena, Reinaldo Cardim. Cerca de 70% da soja já foi colhida em Vilhena e em Cerejeiras a colheita está iniciando.

O pesquisador da Embrapa Rondônia, Vicente Godinho, explica que a boa distribuição de chuvas, diferentemente de outros locais do país, está favorecendo uma boa produtividade do grão na região, que deve manter a média de 54 sacas/ha, maior que a nacional (47 sacas/ha, safra 2013/14 – Conab, 2015). No entanto, o pesquisador destaca que as altas produtividades não têm sido o foco.

“Hoje a preocupação dos produtores é com o conjunto de produção (safra e safrinha) durante o ano. Por isso a busca por cultivares de soja mais precoces e produtivas, que proporcionem uma segunda safra também com boas produtividades. Para se ter uma ideia, colhe-se mais milho na safrinha do que na safra”, diz Godinho. No Cone Sul do estado a soja é majoritariamente cultivada na primeira safra e o milho é a escolha em 80% dos casos de uma safrinha, seguido pelo capim, sorgo e girassol.

Os Dias de Campo de Soja da Embrapa em Rondônia seguem para Castanheiras no dia 25/2, às 8h30, na Fazenda Maia, Kapa Zero, próximo à Jardinópolis; e se encerram em Porto Velho, no dia 3/3, às 8h30, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, BR 364, Km 5,5.

Os Dias de Campo de Soja 2015 em Rondônia é uma realização da Embrapa e com o patrocínio da Central Agrícola, FMC, J&H Sementes, BS&A, Sementes Ouro verde, Sementes Quati, Menegaz e Yara. Conta também com o apoio do Programa Soja Livre, Ifro, Epamig, Fundação Triângulo, Fundação BA, Idaron, Emater, CTPA, Aprosoja e Fundação Cerrados.

Fonte: Embrapa Rondônia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp