Entre maio e agosto o porto de Barcarena, no Pará, escoou 492,08 mil toneladas de soja de Mato Grosso. Recém-ativado o porto é uma das novas opções para o escoamento da produção da oleaginosa, principalmente do Médio-norte. Entre janeiro e agosto, Mato Grosso exportou 13,5 milhões de toneladas de soja, das quais 7,09 milhões saíram do Brasil pelo porto de Santos (SP).
O porto de Paranaguá (PR) segue sendo a segunda maior opção para a saída da soja mato-grossense para o exterior com 1,48 milhão de toneladas, seguido do porto de Vitória (ES) com 1,3 milhão de toneladas escoadas somente em 2014. Outra opção de escoamento é o porto de Manaus (AM) de onde saíram 851,7 mil toneladas.
Mato Grosso também está utilizando como rota de escoamento para o exterior o porto de São Francisco do Sul (SC), por onde 743,4 mil toneladas saíram entre janeiro e agosto deste ano. Já pelo porto de Santarém (PA) foram 615,1 mil toneladas e o de São Luís (MA) 423,2 mil toneladas.
A vantagem da utilização do porto de Barcarena, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), é à distância percorrida pelos caminhões ser menor que a verificada até o porto de Santos.
“Mesmo com os gastos hidroviários e estradas de chão, o custo com o frete pode ser menor até Barcarena. Outro fator importante é a agilidade que a rota oferece, uma vez que não se enfrenta o pesado congestionamento que se observa nos portos do Sul e Sudeste do país. Dadas tais circunstâncias, é possível que o volume de grãos exportados pelo porto de Barcarena venha a aumentar daqui para a frente”, pontua o Imea.
Fonte: Agro Olhar