Índia deve passar a China como maior produtor de algodão do mundo

A Índia pode derrubar a China como o maior produtor de algodão do mundo no próximo ano. Os agricultores plantarão a maior área da história, o que aumentará a produção para níveis quase recordes, segundo a Associação de Algodão da Índia.

A safra está estimada em 39,63 milhões de fardos de 170 kg cada, ou 6,74 milhões de toneladas, na temporada que começa 01 de outubro, disse a associação em sua primeira previsão para 2014-2015. Isso é mais do que os 6,04 milhões de toneladas estimadas para a Índia pelo Icac e os 6,22 milhões de toneladas de produção chinesa, disse Dhiren Sheth, presidente da Associação, com sede em Mumbai.

Os contratos futuros de algodão caíram 24% este ano, os Estados Unidos expandiram sua produção e as reservas chinesas aumentaram para um recorde. Com o aumento dos fornecimentos da Índia, os preços podem sofrer ainda mais pressão. A cultura na Índia pode, ainda, superar as estimativas iniciais após um renascimento nas condições de chuvas de monção melhoradas durante a colheita, disse Sheth. A produção chinesa pode cair 24% em 2015, enquanto o governo termina as compras diretas dos agricultores, de acordo Cncotton.com.

“A produção chinesa é vista menor, uma vez que eles estão priorizando culturas alimentares”, disse Sheth por telefone, a partir de Mumbai. A safra indiana será “substancialmente maior” do que as estimativas se o tempo permanecer favorável, disse ele, referindo-se à estimativa de 39,63 milhões de fardos. A área vai subir para um recorde, disse Sheth.

Plantio de algodão para foi adiado em junho por um déficit de 43% nas chuvas de monção, que respondem por mais de 70% da precipitação anual. A falta diminuiu para 18% ontem, acelerando o plantio, de acordo com o Departamento Meteorológico da Índia.

Plantio superior
A área cultivada com algodão aumentou 5,4%, para 11,7 milhões de hectares, a partir de 14 de agosto, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Ministério da Agricultura da Índia. O recorde é de 12,18 milhões de hectares em 2011-2012, de acordo com dados da Comissão de Têxteis.

“A demanda de exportação para a próxima safra não é muito substancial e não foram assinados muitos contratos, uma vez que a China está indo devagar em compras”, disse Sheth. “O consumo local continua a crescer.”

A produção chinesa pode cair para 5 milhões de toneladas em 2015, de uma estimativa de 6,6 milhões de toneladas este ano, de acordo com Xi Jin, gerente da Cncotton.com, pesquisador da China National Cotton Reserves Corp.

Apesar de os futuros subirem 0,2%, para 64,26 centavos de dólar por libra-peso, na ICE Futures US, hoje, eles estão 34% abaixo da alta de dois anos, de 97,35 centavos de dólar, alcançado em 26 de março. O contrato para entrega em outubro na Multi Commodity Exchange of India Ltd. cresceu 0,4%, para 18.370 rúpias (US$ 302) por fardo.

O Icac aumentou sua estimativa de estoques globais para o final de temporada, que começou em 01 de agosto, para 21,69 milhões de toneladas, ante as 21,43 milhões de toneladas previstas no mês passado. O comércio mundial vai cair 12%, para 7,9 milhões de toneladas, impulsionadas por um declínio de 26% das importações por parte da China, segundo um relatório de 1 de agosto.

Fonte: Bloomberg

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp