Pacto sobre Boas Práticas Trabalhistas na Cafeicultura 2025

CNC participa de reunião no Ministério do Trabalho para tratar de ações voltadas à cafeicultura

O Conselho Nacional do Café (CNC) se reuniu com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 17/06/2025 para discutir o fortalecimento do Pacto sobre Boas Práticas Trabalhistas na Cafeicultura 2025. O encontro abordou a promoção do trabalho decente, a diferenciação entre trabalho análogo ao de escravo e infrações trabalhistas, e a importância das questões ESG (ambiental, social e de governança) na cadeia do café. Com diálogo contínuo, o CNC, liderado por Silas Brasileiro, reforça seu compromisso com políticas públicas que valorizam a cafeicultura brasileira e melhores condições de trabalho no campo.

Durante o encontro, foram discutidas ações voltadas para aprimorar a comunicação sobre as diferenças entre trabalho análogo ao de escravo e o descumprimento da legislação trabalhista, dar ainda mais ênfase na promoção sobre o trabalho decente na cadeia do café, que tem com foco em boas práticas laborais, responsabilidade social e atendimento às exigências internacionais, especialmente em um contexto de crescente atenção às questões ESG (ambiental, social e de governança). A audiência visou também o alinhamento para ampliação do Pacto sobre Boas Práticas Trabalhistas na Cafeicultura para edição 2025.

O presidente do CNC elogiou os avanços obtidos na gestão do ministro Luiz Marinho, à frente do Ministério do Trabalho e Emprego, especialmente no que se refere à atenção dedicada à cafeicultura brasileira.

“O ministro e sua extraordinária equipe estão se esforçando ao máximo para que possamos construir um elo entre o setor produtivo e o governo federal, no sentido de proporcionar leis, normas e fiscalizações mais próximas à realidade do setor cafeeiro. Estamos convictos de que vamos melhorar muito a comunicação entre a cafeicultura e o Ministério do Trabalho”, destacou Silas.

 

Edição de texto e imagem de vídeo: Marcelo Sá – jornalista/editor e produtor literário (MTb13.9290) marcelosa@sna.agr.br
Com dados do Conselho Nascional do Café (CNC) – Agradecimento a Silas Brasileiro, prtesidente do CNC e membro da Academia Nacional de Agricultura da SNA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp