Zootecnia de precisão: profissionais debatem automação na produção animal

20/04/2017|Tags: |

O 2º Congresso de Zootecnia de Precisão – A Engenharia a Favor da Produção Animal debaterá sobre gerenciamento e melhor controle de todas as etapas da produção, um dos grandes desafios do setor de proteína animal. Foto: Divulgação

Gerenciar e ter melhor controle de todas as etapas da produção é um dos grandes desafios do setor de proteína animal, que têm apostado cada vez mais na aplicação de tecnologias, por meio de investimentos em fazendas inteligentes e automatizadas, buscando reduzir as perdas no processo, aumentar a produtividade e promover o bem estar animal.

Visando ampliar o debate sobre o tema e promover a troca de informações sobre o assunto, o Instituto Oswaldo Gessulli (IOG) irá realizar no próximo dia 25 de abril, no CentroSul, em Florianópolis (SC), o 2º Congresso de Zootecnia de Precisão – A Engenharia a Favor da Produção Animal, que ocorrerá em paralelo à maior feira de aves e suínos da América Latina, a AveSui.

O congresso, que conta, entre outros com o apoio de A Lavoura e Animal Business Brasil, revistas bimestrais veiculadas pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), oferece aos participantes uma rica programação técnica, com palestras de especialistas e pesquisadores do Brasil e do mundo, que irão apresentar novidades, estudos e cases visando promover a importância das tecnologias para o setor.

“A ideia é mostrar ao produtor que, ao contrário do que se imagina, recursos da Zootecnia de Precisão podem ser acessíveis a todos”, afirma professora doutora Fabiana Ribeiro Caldara, da Universidade Federal da Grande Dourados – Faculdade de Ciências Agrárias, uma das coordenadoras do evento.

 

ESPAÇO NO CAMPO

O uso de tecnologias no gerenciamento de propriedades tem ganhado espaço entre os produtores de proteína animal no Brasil. A automação permite aos produtores monitorar seus empreendimentos de forma prática, gerando a possibilidade de tomada de decisões rápidas e controle preciso sobre a utilização dos recursos envolvidos na produção, evitando perdas desnecessárias, traduzindo-se em melhoria dos índices zootécnicos e, consequentemente dos resultados econômicos.

“Em todos os setores a automação faz-se cada vez mais necessária para o produtor que quer se manter no mercado, pois ela permite menores perdas nos processos produtivos, implicando em maior ganho e, principalmente, em menor necessidade de mão de obra”, diz  a professora doutora Ibiara C. L. Almeida Paz, , da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, chefe do departamento de Produção Animal (FMVZ). Ela também é uma das coordenadoras do 2º Congresso de Zootecnia de Precisão.

 

PROGRAMAÇÃO

A programação do evento busca oferecer palestras com temas que vão desde o básico até as questões mais avançadas, com o objetivo de demonstrar a importância da implantação de tecnologias de Zootecnia de Precisão, principalmente em um mercado altamente competitivo como o brasileiro.

“É de extrema importância discutir as tecnologias existentes e a melhor forma para aplicá-las, de maneira coerente e, que gere ganhos financeiros e de conhecimento. Reuniões como o Congresso, permitem aprimorar o conhecimento, além de difundi-lo e promover a troca de experiências, incentivando assim o crescimento dos setores envolvidos”, explica a professora Ibiara.

Segundo a professora Fabiana, a automatização de fazendas já é uma realidade na Europa e nos Estados Unidos e está presente em grande parte dos sistemas de produção.

“A presença de palestrantes internacionais no evento permitirá a troca de experiências para que possamos dar continuidade a esse processo que já vem se tornando realidade em muitas propriedades brasileiras, além de oferecer a oportunidade para debatermos os principais desafios que se colocam ao seu desenvolvimento”, destaca Fabiana.

As inscrições para o 2º Congresso de Zootecnia de Precisão podem ser feitas pelo site www.zootecniaprecisao.com.br ou enviando um e-mail para seminarios@avesui.com.br.

A programação completa das palestras está disponível no site do evento www.zootecniaprecisao.com.br.

 

SERVIÇO

2º Congresso de Zootecnia de Precisão

Data: 25 de abril de 2017

Local: CentroSul, Florianópolis (SC)

Informações: www.zootecniaprecisao.com.br/

Realização: Gessulli Agribusiness

 

Fonte: Gessulli Agribusiness