Viabilidade econômica da cultura da soja na safra 2014/2015 em MS

A análise de viabilidade econômica dos sistemas estudados foi realizada pelo analista Alceu Richetti, da Embrapa Agropecuária Oeste. Foram considerados três sistemas de produção, que se diferenciam pelas características tecnológicas das cultivares utilizadas: um com soja convencional, outro com soja RR1, e o terceiro com soja RR2.  


Na safra 2014/2015, a soja RR2 tem custo mais elevado em consequência do valor do royalties de R$ 115,00 por hectare. Para saber o resultado completo, acesse o Comunicado Técnico: http://bit.ly/1p1TPok

Foram considerados preços de fatores e produtos vigentes no mês de junho de 2014. Além disso, os custos com insumos, operações com máquinas e implementos e serviços (mão de obra), por hectare, conforme preços praticados em Mato Grosso do Sul.


Nos custos de oportunidade incluíram-se a remuneração do fator terra, aqui representado pelo valor do arrendamento por hectare e a remuneração do capital de custeio e de investimento (juros de 6% ao ano sobre o custo de produção, por um período de sete meses).

 

Fonte: Embrapa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp