Vendas de fertilizantes aumentam 10,4% com safra 2016/17

As entregas de fertilizantes ao consumidor final totalizaram 16.528 milhões de toneladas nos sete primeiros meses de 2016, de acordo com dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA), aponta a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O resultado representa aumento de 10,4%, em relação ao mesmo período de 2015, quando haviam sido entregues 14.970 milhões de toneladas no mesmo período.

De acordo com instituição, a expansão é explicada pela melhora nos preços das commodities na Bolsa de Valores (particularmente o milho e a soja) e ao clima predominante ao longo do primeiro semestre de 2016, que induziu a aceleração dos pedidos por parte dos agricultores. A recuperação do real em relação ao dólar não chegou a provocar adiamento das compras.

Também contribuiu para o cenário positivo o aumento nos preços recebidos pelos agricultores de soja e milho, bem como de cana-de-açúcar, café e laranja. “Ainda assim, apesar dessa expansão registrada nos sete últimos meses, as entregas ainda se situam ligeiramente abaixo das contabilizadas no mesmo período de 2014”, aponta o IEA.

“Em que pese todo o dinamismo do agronegócio brasileiro, a incerteza quanto aos rumos de nossa economia brasileira e de seu contexto político imprimem desaceleração do investimento produtivo, de tal modo que não se vislumbra forte expansão da área cultivada, especialmente, com grãos. O movimento de antecipação de compras, associado ao razoável patamar para a relação de troca entre fertilizantes e as principais commodities, permite que se estime expansão das entregas em 2016 frente a 2015. A quantidade de fertilizantes entregues deve retornar ao patamar das 32 milhões de toneladas, ou seja, incremento entre 4% e 5%”, disse o diretor do IEA, pesquisador Celso Luis Rodrigues Vegro.

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp